Olheiras para longe de mim




Eu entendo você. Sei muito bem como é, também sofro desse “mal”. Mesmo dormindo bem, as olheiras já criaram uma relação de apego com a gente.  

Muitos são os tipos de olheiras, tem as mais fundas, arroxeadas, esverdeadas, com inchaço mas no fim o agravamento delas sempre alerta que alguma coisa está errada. 

As olheiras ou tecnicamente chamadas de hiperpigmentação periorbirtaria, são caracterizadas pela coloração mais escura na pálpebra inferior. A causa é a concentração anormal e congestão dos vasos sanguíneos, associados ao deposito de pigmento férrico decorrente do extravasamento das hemácias.

 Explicação difícil mas, sendo normal ou não as olheiras deixam nossa expressão com um “ar de cansado”.

A hereditariedade, sono, cansaço, consumo de bebidas alcoólicas, período menstrual, exposição solar, rinites e sinusites, podem explicar o surgimento ou agravamento das olheiras.

Outras causas citadas para o aparecimento das olheiras são a hiperpigmentação pós-inflamatória secundária à dermatite atópica e de contato, privação de sono, respiração bucal, etilismo, tabagismo, uso de medicamentos (anticoncepcionais, quimio - terápicos, antipsicóticos e alguns colírios), presença de flacidez palpebral (envelhecimento) e de doenças que cursam com retenção hídrica e edema palpebral (tireoidopatias, nefropatias, cardiopatias e pneumopatias).

Mas o que queremos saber mesmo é como amenizar ou nos livrar das olheiras.

Então vamos as dicas:
A dica mais importante de todas é: Durma o suficiente. Existem várias causas possíveis das olheiras, incluindo falta de sono. Durma entre 7-8 horas toda noite para diminuir a aparência das olheiras e melhorar a saúde em geral.
Sei que é difícil falar, todos sofremos com a “correria” do dia a dia, mil tarefas e etc. Seu corpo vai cobrar caro pela falta de sono e certamente comprometerá sua saúde. Portanto, não compensa. Vamos dormir bem já!
Você pode ver que a maioria dos fatores que agravam as olheiras são relacionados ao estilo de vida e alimentação.
A conta continua a mesma: alimentação saudável + exercícios + sono = sua pele mais bonita.

Óleo de Amêndoas e óleo de rosa mosqueta:ingrediente natural que é muito benéfico para a pele delicada ao redor de seus olhos. O uso continuo vai clarear a cor da pele ao redor dos olhos. Aplique sobre as olheiras antes de ir para a cama fazendo uma massagem suave.
Lave com água fria na manhã seguinte. Siga este processo diariamente, até os círculos escuros sob os olhos desaparecer quase por completo.

Pepino, saquinho de chá geladinho: a temperatura fria pode reduzir o inchaço e melhorar a aparência da mesma.Essa dica é a que mais funciona comigo, além de uma boa noite de sono. 

Fique longe de cremes que contêm o componente químico clareador hidroquinona, pois ele é muito agressivo para a pele sensível na área dos olhos.
Evite também lápis preto ou maquiagens escuras. Se não forem aplicados corretamente podem “borrar” ou escorrer, deixando as olheiras mais escuras.

Certamente não temos como nos livrar delas se a genética não ajuda, como é o meu caso, mas dá para amenizar, melhorar e ficar com um semblante mais descansado. 

Aline C Vieira 



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