Limpeza ecológica e alternativas naturais para limpar a casa.

Muitas clientes nos perguntam sobre a limpeza da casa. Se os produtos cosméticos convencionais estão cheio de substâncias toxicas e alergênicas imagine os produtos de limpeza da casa?


Os produtos comerciais para limpeza da casa são caros e podem ser muito prejudiciais a saúde e ao meio ambiente. Substâncias químicas para retirar resíduos de gordura, desinfetar, corantes e fragrâncias sintéticas, componentes bio-acumulativos e não biodegradáveis fazem parte da composição desses produtos.  É só ler o rótulo de um desinfetante ou sabão em pó para arrepiar os cabelos.


Veja a foto que tiramos que um sabão em pó que faz alusão ao termo “naturals” em sua embalagem.




A composição do produto é: linear alquil benzeno sulfonato e sódio, coadjuvantes, agente anti redepositante, branqueador óptico, corantes, fragrância (com extratos naturais), carga e água.

O primeiro componente, o linear alquil benzeno sulfonato de sódio é o famoso detergente, ou seja, aquele que tem como função limpar, fazer espuma, retirar a gordura e sujeira. Por ser um surfactante, é considerado tóxico. Pesquisando no Wikipédia você vai encontrar que o componente causa impactos ambientais como a diminuição da concentração de elementos necessários para a vida aquática. Já para a saúde o benzeno é um hidrocarboneto aromático, que em pesquisa, tem relação com vários tipos de câncer como do pâncreas, da boca, da mama, da próstata, do fígado, do intestino, colorretal, leucemias, linfomas, entre outros.

Outro componente perigoso é o branqueador óptico contido na fórmula. Estes compostos (branqueadores ópticos) deixam resíduos na roupa que refletem a luz ultravioleta das roupas dando-nos a ilusão de estarem mais brancas. Ou seja, as roupas não estão mais limpas. Se deixam resíduos nas roupas, isso significa que andamos por ai vestidos de branqueador óptico sem saber exatamente o que isso causará a nossa saúde.
Isso tudo em apenas dois ingredientes na composição de um sabão em pó. Imagine a quantidade de substâncias que entramos em contato em uma simples limpeza da casa e das roupas?






Felizmente, temos alternativas saudáveis, naturais e econômicas para manter a casa e as roupas limpas. O melhor é que essas receitinhas abaixo, são muito práticas e eficientes. Você vai se surpreender.



Água com gás: muito eficaz na remoção de algumas sujeiras.
Bicarbonato de sódio: dissolvido em água, substitui os produtos de limpeza do banheiro, podendo ser usado para esfregar a louça e os azulejos (esfregue pela superfície, deixe agir por uma hora e enxágüe). Também limpa panelas manchadas: é só colocá-lo na panela e levá-la ao fogo até ferver
Vinagre branco: além de ser bactericida, serve como desengordurante de diversas superfícies, removendo manchas e odores fortes e limpando panelas, azulejos, vidros, espelhos e vasos sanitários. É só preparar uma solução com uma colher de vinagre em um litro de água e esfregar a superfície com um pano limpo.
Sumo de limão: é muito eficiente para eliminar manchas em tecidos e em madeiras. Assim como o vinagre branco, é bom para remover sujeiras das superfícies, especialmente gorduras.
Sal: o sal puro eficaz na remoção de odores de sapatos e evita que se fixem manchas nos tecidos.
Óleo vegetal: uma camada de óleo vegetal protege o metal dos elementos prejudiciais no ar e mantém a integridade das madeiras. É também um produto muito eficaz para dar mais brilho a objetos de ferro ou de latão e para prevenir o aparecimento de ferrugem.
Receitas:


Limpeza de janelas e espelhos: use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente. Para secar superfícies, utilize tecido de algodão reutilizado ou jornais velhos. Fonte: Greepeace
Deixando as roupas macias Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe. Fonte: Greepeace.
Banheiro limpinho: use escova com bicarbonato de sódio e água quente. Para pias, despeje vinagre e deixe descansar durante a noite, enxaguando pela manhã. Fonte: Greepeace.
Limpando vidros engordurados: Use uma solução de vinagre ou limão diluído em água.
Forno impecável: Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.
Janelas de alumínio: Para manter janelas e esquadrias de alumínio sempre brilhando como novas, é só limpá-las uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Em seguida é só passar um pano macio ou flanela. Fonte: Livro Sebastiana
Remoção de odores da geladeira ou freezer:  uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para meio litro de água morna. Utilizando um pano, limpe as paredes e prateleiras. Depois, passe outro pano para secar.

Panelas limpinhas: use bicarbonato de sódio dissolvido em água para limpeza e brilho em utensílios de aço inox.

Retirar mofo: utilize solução de água e bicarbonato para limpar superfícies mofadas. Quanto mais frágil for à superfície, utilize menos bicarbonato na mistura.




Copyright © 2014 Inspire-se