Cuidados com a pele no inverno.


O fio chegou e nossa pele sofre nessa época. O frio provoca algumas reações como diminuir a produção de sebo natural pelas glândulas sebáceas, e assim a capacidade de manter a pele úmida diminui, transpiramos menos, tudo contribui para deixar a pele mais seca.
Os banhos quentes só pioram o ressecamento, já que retiram a gordura natural da pele deixando-a mais quebradiça, com alergia, descamações e vermelhidão, coceiras e aquela sensação horrível de estiramento.

Por isso intensificar a hidratação nessa época é fundamental para evitar o envelhecimento precoce da pele.

As formulações cosméticas para a pele seca costumam restaurar a camada lipídica de uma região da pele chamada córnea e assim reter mais, e por mais tempo a água nessa região.

Esses componentes agem por 3 mecanismos básicos:

1.      Oclusão: é aqui que entram os óleos vegetais, que além de serem naturais são ricos em triglicerídeos de ácidos graxos insaturados, componente da secreção natural de gordura e, portanto bem compatível com a nossa pele. Óleos vegetais como Abacate, Macadâmia, Germe de trigo, Girassol, Maracujá, Uva, Castanha do Brasil, Canola, Milho, Algodão, Babaçu, Pequi, Patauá, Buriti e as Manteigas vegetais: Karité, Manga, Cupuaçu, Oliva, Ucuuba, Tucumã, Cacau, Murmuru vão contribuir e muito para uma pele mais hidratada durante o inverno.
2.      Umectação: ajuda a reter água da formulação, da atmosfera e a água que se perde pela camada córnea da pele. Hidrolisados de proteínas vegetais derivados de algas e ricos em mucilagens e ácido hialuronico formam uma camada na pele que auxilia a retenção de água.
3.      Hidratação ativa: os ingredientes que realmente provocam uma grande hidratação na pele são aqueles que conseguem reter água em toda a extensão da camada córnea. Nessa categoria está incluída a glicerina, mas fique a atenta e confira se a glicerina é vegetal e não animal.


 -Nas áreas mais críticas, como cotovelos, joelhos e pés, reforce a dose do hidratante. 
- No caso de mais de um banho diário, passe apenas sabonete na área íntima, axilas e pés.
- Muitas mulheres dão atenção somente às pernas, no entanto, é preciso prestar atenção também em lugares como mãos e pés.
- Evite usar sabonetes que contenham lauril-sulfato de sódio ou conhecido sulfato de sódio. Ele retira a oleosidade natural da pele, deixando a pele mais ressecada ainda.
- Evite produtos que contenham óleo mineral. Além de ser um derivado do petróleo, não possui nenhuma ação nutritiva, não é absorvido, apenas lubrifica e forma uma camada na pele o que pode comprometer a absorção de componentes hidratantes.  Para identificar esses ingredientes em seu hidratante fique a atenta a esses nomes: “Paraffinum Liquidum”, “Mineral Oil”,”Liquid Paraffin”, “Paraffin Oil”, “Deobase”.
- Fique atenta a componentes como lanolina e seus equivalentes, ceramidas, uréia, cera de abelha, gordura animal “sebo”, colágeno, glicerina ou glicerol, leite de cabra, esqualeno não vegetal derivado do óleo de fígado de tubarão, ácidos esteárico, que são componentes de origem animal.


Copyright © 2014 Inspire-se