Pele e Poluição


Pele e poluição
 
 
 
A pele é o maior órgão do corpo, e é também muito sensível, por isso precisamos cuidar diariamente. Além de proteger do sol, do tempo, frio, vento, temos que proteger a pele também da poluição. Os gases emitidos por indústrias, veículos, a poeira e a fumaça do cigarro são tóxicos e isso representa uma agressão diária à pele, que absorve essas toxinas gerando uma irritação na camada córnea e alterando a barreira de proteção cutânea. Além disso, algumas dessas toxinas são capazes de alterar o metabolismo celular, levando à liberação de radicais livres (estresse oxidativo). Os radicais livres provocam a degradação do colágeno e destruição das fibras elásticas, que são responsáveis pela sustentação e firmeza da pele, acelerando o processo de envelhecimento cutâneo.
A poluição também causa na pele o acúmulo de micro-partículas de substâncias tóxicas, como as metálicas invisíveis, produtos de combustão de gasolina e poeira, que leva à obstrução dos poros, provocando o aumento da oleosidade, o que contribui com o aparecimento de cravos e espinhas. A poluição ainda potencializa os efeitos negativos da radiação solar, pois a emissão de gás carbônico reduz a camada de ôzonio, aumentando a exposição à radiação ultravioleta.
Mas calma! Temos dicas preciosas pra você proteger sua pele dadas pelo dermatologista Adilson Costa, em entrevista à revista Boa Forma.
- Limpe bem a pele duas vezes por dia com um sabonete ou loção específicos para o seu tipo;
- Remova a maquiagem com um produto suave que contenha ativos que acalmam a pele; Como o demaquilante da linha Sanddorn, por exemplo, que além de retirar a maquiagem, hidrata a pele com ativos de óleos vegetais.
- Verifique se o seufiltro solar de uso diário protege contra raios UVA e UVB;
- Hidrate bem o rosto a fim de reforçar a função de barreira protetora da pele;
Deixamos a dica de que o cosmético convecional (cremes e maquiagens) sejam substituídas por orgânicas, que não contém ingredientes tóxicos a pele. No post sobre o perigo do uso de cosméticos convencionais você pode entender por que o orgânico traz mais benefícios.
Copyright © 2014 Inspire-se