O perigo dos cosméticos convencionais!

O perigo dos cosméticos Convencionais!
Escrito Por:http://www.alvabrasil.com.
Creme, maquiagem, sabonete líquido... Quantos produtos cosméticos você utiliza diariamente? Saiba que cada vez que você aplica um produto de beleza no corpo que não seja livre de petroderivados está introduzindo na corrente sanguínea, coisas perigosas. Uma leitura dos ingredientes da composição revelará nomes impronunciáveis, como Avobenzona, Homosalato, Octisalato, Octocrileno, Oxibenzona, Octinoxate... Esses itens perigosos estão na composição por que são baratos, acessíveis à indústria e fáceis de diluir. E também por culpa dos consumidores, que preferem produtos com cheirinho, com cor agradável, que espalhem facilmente. A realidade é que a indústria sempre vai na direção daquilo que os consumidores querem, mesmo que tenha de omitir que esses confortos são potencialmente arriscados. Vamos falar um pouco sobre esses itens para que voce saiba o que exatamente está passando no corpo.
Os Parabenos, por exemplo, são usados em quase todos os produtos de beleza como conservantes. Eles estão presentes, tanto nos industrializados quanto nos manipulados em farmácias. São disruptores hormonais e estão ligados ao câncer.
Os Óleos Minerais, Parafina e Petrolato são derivados de petróleo que recobrem a pele com uma fina camada semelhante ao plástico, o que fecha os poros e impede a eliminação de toxinas. Provocam o envelhecimento precoce da pele e, por conta disso, estão ligados ao câncer.
O Lauril Sulfato de Sódio (SLS) é encontrado em quase todos os produtos de beleza e higiene pessoal e é responsável por quebrar a camada de gordura que recobre a pele ressecando-a e provocando seu envelhecimento precoce. Ele é usado para fazer com que o produto seja rapidamente absorvido e deixar a pele seca logo após a aplicação. Entretanto, por quebrar a barreira protetora de gordura, acaba permitindo a absorção de outras substâncias químicas. Pode induzir ao câncer pelo risco de se transformar em Nitrosamina, um potente carcinogênico. Por conta de sua toxicidade, a indústria procura substitui-lo por seu primo um pouco menos tóxico, o Lauril Éter (laureth) Sulfato de Sódio (SLES).
A Acrilamida é encontrada na maioria dos cremes faciais e está ligada aos tumores mamários.
O Propilenoglicol é um solvente para fragrâncias oleosas que pode provocar irritação da pele e dermatite e está ligado a problemas de fígado e rins. O Fenol (Ácido Carbólico) pode provocar paralisia respiratória e levar à morte, mas mesmo assim está presente em muitas loções e cremes.
O Dioxano está escondido em ingredientes como o Polietilenoglicol (PEG), ou polisorbato, alcoóis etoxilados - é facilmente absorvido pela pele e, por ser volátil, é absorvido pela mucosa nasal e respiração (é uma péssima ideia aplicar produtos contendo Dioxano em seu rosto).
O Tolueno está presente em praticamente todos os produtos com cheirinho (mesmo naquele delicioso perfume francês) escondido atrás do singelo nome de fragrância. A exposição crônica ao tolueno provoca anemia, diminui a contagem de hemácias, lesiona o fígado e pode afetar o desenvolvimento do feto ainda no útero.
Os Ftalatos estão presentes em mais de 75% das embalagens plásticas e ligados à má formação congênita no sistema reprodutor de meninos e diminuição da motilidade de espermatozoides em adultos. Não estão no produto em si, mas acabam vazando da parede das embalagens para o produto que você vai aplicar na pele.
A Metilisotiazolinona (MIT) e o Triclosan são largamente utilizados em produtos com ação antibacteriana (xampus, sabão para lavar as mãos, pastas de dente), mas pode provocar efeitos danosos no sistema nervoso. Além disso, há indícios de que o uso destes produtos bactericidas provocam reações alérgicas (rinite, tosse crônica, irritação na garganta).
 
 
 
O mais importante é ententer o risco potencial de aplicar estas substâncias em seu corpo, não só por que a pele é o nosso maior órgão, mas também é o mais fino: menos de 1 milímetro nos separa de uma infinidade de toxinas. Para piorar a situação, nossa pele é altamente permeável e permite que muitas substâncias atinjam diretamente a corrente sanguínea e alcancem lugares distantes em nosso corpo. A quantidade de toxinas a que algumas pessoas estão expostas cotidianamente é como brincar de roleta russa. Só para ter uma idéia, uma mulher que usa maquiagem todos os dias absorve mais de 2 quilos de aditivos químicos ao ano! Por isso, na hora de comprar seus produtos, SEMPRE pesquise sobre sua composição.
Melhor ainda é optar por cosméticos orgânicos.
 
Copyright © 2014 Inspire-se