Esmaltes e saúde!




Esmaltes e saúde!
Escrito Por:http://www.alvabrasil.com.br

Falar em esmalte já desperta a atenção da maior parte das mulheres. Ainda mais agora, que existem inúmeras cores, marcas e estilos. Com tanta opção, fica difícil resistir a passar uma semana sequer sem esmalte nas unhas. Mas será que o esmalte altera nossa saúde?
A dermatologista Denise Steiner explica que passar esmalte todas as semanas, e consequentemente, abusar da acetona ou outro removedor, pode ressecar as unhas, deixá-las esbranquiçadas e causar descamação. A questão principal não é quantas vezes usamos o cosmético, mas se ele pode desencadear reações alérgicas. E sabe que isso não é raro? Estima-se que 10% da população tem alergia a esmaltes. Geralmente a alergia está associada a um solvente chamado tolueno, responsável por acelerar a secagem. Outra causa de alergias é o formaldeído, substância que ajuda a dar aderência e durabilidade ao produto. A reação costuma causar vermelhidão e coceira nos dedos e nas áreas que sofreram contato, como mãos, rosto, pescoço e orelhas.
Algumas substâncias identificadas que provocam quadros alérgicos são consideradas tóxicas, e por isso, a inclusão na fórmula é restrita em alguns países, inclusive no Brasil. Uma substância chamada dibutilftalato chegou a ser considerada potencialmente cancerígena. A Anvisa, órgão que fiscalizador, deixa claro que se alguma empresa não respeita a legislazação, a venda do cosmético é proibida.

Veja algumas dicas para cuidar das suas unhas e saiba mais sobre os esmaltes:
- Se suas unhas são frágeis, procure ficar mais tempo com o mesmo esmalte, pois o uso constante de itens para extrair o cosmético pode provocar a fraqueza.
- Minimize os estragos optando pelo removedor. Ele é menos prejudicial porque tem componentes hidratantes em sua composição, além de apresentar um pH mais compatível com a pele. A acetona, por exemplo, é mais agressiva e resseca peles e unhas. Além disso, o cheiro forte da acetona pode irritar as vias aéreas.
- Se você tem o hábito de tirar o esmalte com os dentes, procure deixar os pedaços de esmalte mais "teimosos" para tirar com removedor. Os dentes podem causar manchas brancas, estrias e depressões.
- Procure não aplicar esmalte nas crianças. A excessão são os esmaltes a base d'água.
- A remendação para as futuras mamães é ficar longe dos esmaltes ou utilizar com menor frequência nos três primeiros meses de gestação.
- Não use esmalte vencido.
- Esmaltes escuros não deixam a unha mais forte, nem adianta tentar.
- Antes de pintar as unhas em dias quentes, mergulhe as unhas em água gelada por alguns instantes. Isso fará com que o esmalte não fique com bolinhas. A explicação para isso é que quando o corpo está com uma temperatura elevada os solventes demoram mais a evaporar, mantendo o esmalte molhado e mais propenso ao surgimento de bolinhas.
- Cigarro provoca sim manchas em unhas.
- Fortaleça suas unhas através da alimentação saudável, e não com produtos cosméticos.
- Procure não tirar a cutícula. Ela é uma peça importante para nos proteger de fungos e bactérias.
- Em caso de reação alérgica procure um médico.
- Crie o hábito de SEMPRE pesquisar antes de comprar qualquer produto. Procure saber quais componentes químicos ele carrega e quais os riscos para sua saúde.


www.flordemagnolia.com.br


 
Copyright © 2014 Inspire-se