Cuidados com a pele oleosa (parte 3)


Cuidados com a pele oleosa (parte 3)
Escrito Por: Nyle Ferrari
 
 
 

Por fim, chegamos à última parte do guia de cuidados com a pele oleosa. Fazendo um resumão, o guia trouxe informações sobre limpeza, tonificação, hidratação, esfoliação, bem como respostas para as dúvidas frequentes de quem tem esse tipo de pele. Para finalizar o assunto, essa última parte falará um pouco sobre as máscaras faciais: o que são, o que fazem, como usar, onde comprar, dentre outras informações (confira a parte 1 e parte 2 do guia se você ainda não viu).
 
O que são máscaras faciais?
Máscaras faciais são cosméticos que oferecem tratamento à pele. Podem ter poder hidratante, rejuvenescedor, clareador, nutritivo, cicatrizante, adstringente, antiacne, enfim, existem máscaras faciais para todos os tipos de necessidades. Também são encontradas em diversos tipos de textura: em gel, em pasta, em creme, em pó (posteriormente ela será misturada com água), dentre outras.
Quantas vezes devo usar as máscaras faciais?
1 a 2 vezes por semana, assim como os esfoliantes. E isso vale para praticamente todas as máscaras faciais, até as de argila.
Como aplicar a máscara facial?
A maioria delas já vem pronta para o uso, então é só aplicar no rosto, esperar agir (o tempo depende de cada máscara, mas vem especificado na embalagem) e depois retirar com água morna. Se o produto for em pó (como é o caso de muitas argilas), você deve misturar esse pó com água mineral ou filtrada, aplicar no rosto, esperar agir e retirar normalmente.
Quais são as mais adequadas para as peles oleosas?
Se você quer algo para auxiliar no combate à oleosidade e/ou acne, uma máscara com propriedades adstringentes (ou seja, de limpeza profunda) é uma boa pedida. Se você tem pele oleosa e acneica, máscaras com propriedades adstringentes e cicatrizantes também são ótimas.
Existem máscaras faciais que também servem como esfoliante?
Sim, muitas até. Além de proporcionar seus benefícios, essas máscaras também tem partículas esfoliantes, ou seja, elas tratam e esfoliam, a exemplo das máscaras de argila. Geralmente as argilas não promovem uma esfoliação tão profunda quanto um sabonete esfoliante, por exemplo, a esfoliação é mais sutil, mas por outro lados elas tratam a pele.
Posso usar o sabonete esfoliante e a máscara facial no mesmo dia?
Dependendo do caso, não é uma boa. Se a máscara facial for de limpeza profunda e ainda tiver partículas de esfoliação, na prática você estará esfoliando seu rosto duas vezes no mesmo dia – o que não é bacana e nem recomendado para a pele -, então é melhor escolher ou um, ou outro. Se a máscara facial for hidratante ou rejuvenescedora, por exemplo, e não tiver partículas de esfoliação, aí tudo bem: esfoliar a pele antes da aplicação pode e ainda vai potencializar o efeito da máscara, “facilitar” a sua ação.
O que eu aplico antes e depois das máscaras faciais?
Antes você lava o rosto com um sabonete líquido suave, depois da máscara você aplica um tônico suave e hidrata a pele (como podem ver, não é nada muito diferente do procedimento da esfoliação). Caso você for esfoliar a pele antes da aplicação da máscara, após o sabonete líquido suave você esfolia a pele e só então aplica a máscara (depois dela siga o mesmo procedimento descrito no começo).
Obs: esses procedimentos também valem se você for usar máscara facial de argila, mas no caso da argila não é preciso esfoliar a pele antes porque ela por si só já faz esse papel.
Qual máscara facial de argila é melhor para peles oleosas?
Duas argilas são eficazes para pessoas de pele oleosa: a argila verde e a argila cinza. A argila verde é a mais famosa: tem ação adstringente, tonificante, estimulante (ou seja, estimula a circulação sanguínea), secativa, bactericida, cicatrizante (a longo prazo e uso contínuo ela também regula o excesso de oleosidade).
A argila cinza, devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos, é antioxidante natural e retarda o envelhecimento da pele. Não é tão famosa quanto a argila verde, mas é uma opção também.
Quero usar a máscara facial de argila e também meu sabonete esfoliante, o que faço?
Se a sua pele não for muito delicada, você pode usar a máscara facial de argila e o esfoliante na mesma semana (exemplo: use o sabonete esfoliante na quarta e no sábado você usa a máscara de argila). Se a sua pele for muito delicada, acho melhor você escolher um dos dois, já que você só vai esfoliar a pele uma vez por semana (você também pode intercalar: em uma semana você usa a máscara de argila, na outra semana você usa o sabonete esfoliante e assim vai).
Algumas opções de argila verde
  1. Máscara facial de limpeza Argila Verde, Arte dos Aromas
  2. Argila Verde com pó de água marinha, Elemento Mineral
  3. Máscara de Argila Verde Adstringente, Empório Body Store
  4. Máscara Argila Orgânica Verde, Terramater

Eu já disse isso no começo do guia e gostaria de resgatar: oriente-se com um profissional. Informar-se mais profundamente sobre a sua pele é essencial para oferecer os cuidados que ela realmente precisa e como vocês sabem, infelizmente nenhum blog pode fazer isso por nós, é por nossa conta.
 
 
Copyright © 2014 Inspire-se