Shantala: massagem para bebês e crianças

Eu já conheço a Shantala há muito tempo porém pude experimentá-la em meu filho Leonardo que hoje está com 6 anos. O Léo, como é conhecido ficou um tempinho no Hospital devido a probleminhas de saúde quando ele nasceu. Assim que chegou em casa, após quase 3 meses, resolvi fazer a Shantala para ajudar em sua recuperação, criar mais vínculo entre nós  e principalmente para ajudá-lo a ter lindas noites de sono.

E nesse mês de Comemoração Especial de Dia das Crianças nada como compartilhar essa experiência com mamães leitoras de nosso Blog Flor de Magnolia News.

Vamos conhecer a Shantala?


A Shantala é uma massagem milenar indiana, sem registro de quando surgiu exatamente em Kerala no Sul da Índia.
Shantala traduz um momento especial oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê. O toque carinhoso é a melhor forma dos pais se aproximarem do bebê após um dia de trabalho, transmitindo amor e carinho através das mãos.

Esse contato ajudará muito os pais a conhecerem o corpo do seu bebê e como se comunicam, isso é muito importante e ajudará em muito nos dias difíceis da criança (Denise Gurgel, 2009)


Segundo o ensinamento tradicional, a técnica indiana pode ser aplicada nos bebês a partir do primeiro mês de vida. Mas para o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a massagem é recomendada desde os primeiros dias do recém-nascido(Fonte Bebê Abril).




Benefícios da Shantala:

O primeiro e mais importante benefício da Shantala é o favorecimento e fortalecimento do vínculo entre a mãe/pai e o bebê.
Através da interação do toque e da observação atenta às reações do bebê, os pais aprendem a se comunicar e compreende-lo melhor.

- O efeito terapêutico e relaxante da massagem deixa o bebê mais tranqüilo e ajuda a melhorar o padrão de sono do bebê.(muito bom, toda mãe sabe que isso é importante)

- Ativa a circulação sanguínea e linfática, estimulando melhor funcionamento de todos os órgãos e o fortalecimento imunológico.

- Favorece o desenvolvimento sensório motor. O bebê que é massageado desenvolve uma excelente consciência corporal.

- Contribui para o melhor funcionamento do sistema gastrointestinal e endócrino, reduzindo cólicas, gases e até mesmo o stress do bebê.

- Estimula e melhora o padrão respiratório do bebê, diminuindo a incidência de doenças respiratórias.

- Fortalece todo o sistema muscular e trabalha as articulações do bebê.


Quer conhecer o Kit Soninho, Clique aqui e conheça o Kit Soninho


Boa massagem para você e seu bebê!


Abraços


Aline




Copyright © 2014 Inspire-se