Entendendo o que são parabenos

Já tem algum tempo que conhecemos a má fama dos parabenos, mas vamos entender de uma vez o que são, onde são usados e o que causam a nossa saúde.
Na ciência química os parabenos são ésteres do acido p-hidroxibenzóico. O grupo R como vocês podem ver a figura representa os diferentes grupos aquil associados a sua estrutura,  os mais comuns são metil, etil, propil e butilparabeno.
Esses produtos conhecidos como parabenos são usados em produtos cosméticos, cerca  de 80%, com o objetivo de conservação e também quando usado em associação para uma ação antimicrobiana. Essas substâncias são consideradas seguras de acordo com a CIR (Cosmetic Ingredient Review Board) e hoje são utilizados os percentuais de 0.01 a 0.35% em concentração nos produtos. Mas recentemente esse segurança foi questionada quando um estudo publicado no Journal of Applied Toxicology  detectou traços de parabenos em tumores de mama e sua influência nos estrogênios, sabendo que estes estão ligados diretamente com o câncer de mama. O mesmo jornal publicou que o uso de parabenos em produtos cosméticos destinados à aplicação na área axilar (como desodorizantes, por exemplo) deve ser reavaliado, pois estudos recentes levantaram a hipótese de que o uso continuado nessa região pode estar associado ao aumento da incidência de câncer de mama, o que foi confirmado em teste realizado recentemente. (Harvey PW. Parabens, oestrogenicity, underarm cosmetics and breast cancer: a perspective on a hypothesis. J Appl Toxicol. 2003 Sep-Oct; 23(5):285-8. Commento on: J Appl Toxicol. 2003 Mar-Apr;23(2):89-95.)
Um estudo da Universidade de Brunel, Reino Unido, reportou a leve ação estrogênica dos parabenos. Nesse estudo, o butilparabeno mostrou-se capaz de competir com o 3H-estradiol pela ligação com receptor estrogênico em ratos. Os pesquisadores relatam que esse é o parabeno com ação estrogênica mais potente, porém os outros (metil-, etil- e propil-) parabenso também apresentam leve ação estrogênica.(Knowledge EJ, Parker J, Odum J, Ashby J, Sumpter JP. Some alkyl hydroxy bonzoate preservatives (parabéns) are estrogenic. Toxicol Appl Pharmacol. 1998 Nov;153(1)12-9.)
Muitos estudos foram e continuam sendo realizados para verificar a segurança desse conservante em produtos cosméticos e a grande maioria deles levanta questões negativas no uso desses produtos. Com a segurança colocada em “’cheque”’ muitos profissionais da área orientam evitar produtos que contenham parabenos e assim muitas empresas cosméticas começaram a produzir produtos isentos de parabenos e ainda melhor, com conservantes ‘’naturais’’ que apresentam uma maior segurança.
Empresas como Hérbia, Multi Vegetal e Arte dos aromas produzem produtos cosméticos livre de parabenos, fragrâncias artificiais, ingredientes de origem animal e derivados de petróleo. Elas utilizam alternativas de conservantes de origem natural e de uso alimentício para preservar seus cosméticos, além de outros ingredientes naturais com poder antioxidante.Por esses motivos seus cosméticos são considerados naturais e seguros para ao uso e cuidam da sua saúde.
Dicas:
·         Verifique em nosso site os produtos oferecidos pelas marcas como shampoo, condicionadores, cremes, sabonetes e etc.
·         Evite produtos cosméticos que contenham parabenos. Observe no rótulo as seguintes substâncias....
Copyright © 2014 Inspire-se